Curso ACLS: afinal, por que é importante?



Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontou que, do total de atendimentos relacionados a doenças cardiovasculares nos hospitais brasileiros, 82% foram de casos de urgência em 2017.

Diante disso, verifica-se a necessidade de as instituições de saúde terem profissionais aptos a atenderem emergências cardiovasculares, ou seja, com uma formação de referência na área. Esse é o objetivo do curso ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular), criado pela American Heart Association (AHA).

Quer entender melhor a importância de estar preparado para tal tipo de emergência, os diferenciais do curso ACLS e quem pode fazer o treinamento? Acompanhe nosso post e saiba mais!

Por que estar preparado para o atendimento cardiovascular de emergência?

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), há 360 mil óbitos decorrentes de doenças cardiovasculares todos os anos, sendo essa a principal causa de morte no país. Se pensarmos que fatores de risco como obesidade e sedentarismo são comuns na população brasileira, não há boas perspectivas para que esses índices diminuam.

Portanto, hospitais, unidades de pronto atendimento e outros centros de saúde, públicos ou privados, precisam ter em seus quadros profissionais que saibam como agir no atendimento cardíaco.

Uma assistência realizada de maneira adequada e rápida pode aumentar bastante a chance de sobrevivência dos pacientes. Desse modo, quem é da área de saúde e quer crescer na carreira pode se qualificar com o curso ACLS, programa que é tendência no mercado.


ACLS - RESUMÃO Instituto Brasileiro de APH - IBRAPH

https://www.youtube.com/watch?v=sfiFUN9vqys



Qual é a importância do curso ACLS?

O ACLS — sigla em inglês de Advanced Cardiovascular Life Support — prepara o profissional para oferecer o suporte cardiovascular avançado. O curso, criado pela American Heart Association (AHA), visa dar o treinamento para o atendimento do paciente em estado grave.

A formação é uma das principais do mundo voltadas ao atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR) e emergências como arritmias, infarto ou acidente vascular cerebral. Dessa maneira, trata-se de um programa de referência e qualidade na área, sendo indispensável para quem quer trabalhar em setores de Urgência, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de Urgência Móvel ou Cardiologia, entre outros.

O curso se baseia nas diretrizes da AHA para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência. A vantagem é que a associação divulga novas diretrizes a cada cinco anos e, assim, o programa é atualizado constantemente.

Formação prática

Além disso, o aluno recebe uma formação bastante prática, com simulações de casos reais em estações. Ou seja: o curso proporciona uma vivência nesse tipo de situação para que a pessoa saia preparada para trabalhar na área.

A ideia é incentivar o raciocínio crítico e as estratégias para as tomadas de decisões — o que, nessas situações, pode salvar a vida do paciente. Assim, o aluno aprimora sua habilidade em atender e tratar situações de pré-parada, parada e cuidados imediatos pós-ressuscitação.

Ter um certificado de treinamento com o aval da AHA vai valorizar o currículo e oferecer um diferencial competitivo ao profissional, abrindo mais portas no mercado de trabalho.

Que profissionais podem fazer o treinamento?

Em nosso país, o curso ACLS é direcionado aos médicos e enfermeiros que atuam na área de emergência e cuidados intensivos. Trata-se de uma boa oportunidade para quem atua em outras áreas hospitalares, mas quer ampliar as oportunidades de trabalho.

Essa formação é interessante também para quem trabalha no cuidado de pacientes, pois o profissional saberá como agir nas situações de emergência dos casos de parada cardíaca, por exemplo.

A recomendação é que o aluno, antes de iniciar o programa de ACLS, passe pelo curso BLS (Basic Life Support), também criado pela AHA. Dessa forma, ele já terá os conhecimentos e as habilidades mais básicas para os casos de urgência.

Quais são as temáticas abordadas no curso?

O curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular é realizado em dois dias, com carga horária de 16 horas. No início do programa, é feita uma revisão daquilo aprendido na modalidade BLS (Basic Life Support), bem como a avaliação primária e secundária em saúde. A ideia é que os alunos demonstrem essas competências para avançar no programa.

O conteúdo visa preparar o profissional para o manejo no atendimento de emergências, ensinando sobre o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e também do não automático.

O aluno ainda aprende como fazer a identificação e o tratamento precoce dos casos de parada respiratória e cardiorrespiratória, bem como de condições como bradiarritmias e taquiarritmias. O objetivo é proporcionar ao paciente a maior chance possível de sobrevida, reduzindo ao máximo possíveis sequelas.

Além disso, o treinamento aborda outras temáticas. Veja algumas abaixo:

  • avaliação, exame e tratamento de casos de emergências cardiovasculares;

  • emergências cerebrovasculares;

  • emergências respiratórias;

  • cuidados pós-ressuscitação;

  • emergências clínicas farmacológicas e toxicológicas;

  • ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Além dos conceitos e das práticas que envolvem situações de atendimento cardiológico de emergência, o curso aborda inclusive a importância de uma boa convivência e comunicação entre o líder e os profissionais de saúde que atuam nessa área.

Por que escolher uma instituição de referência para ter tal formação?

Ficou interessado em fazer o curso ACLS? Realmente, essa é uma boa escolha para quem quer se capacitar com uma formação reconhecida no mercado. No entanto, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade.

O primeiro item a ser observado é se o local está oficializado pela AHA como Centro de Treinamento Autorizado para oferecer cursos como o ACLS. Desse modo, você tem a certeza de que receberá o certificado emitido pela Associação — além disso, é uma garantia de que fará o programa em um ambiente equipado e adequado (principalmente para as abordagens práticas).

Viu só como o curso ACLS pode transformar sua carreira? O programa é reconhecido mundialmente e fornece habilidades importantes para que os profissionais da saúde, especialmente enfermeiros, realizem tal tipo de atendimento de modo correto e ágil.


</